quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"O Poder da Moda - contra o cancro" em Cascais


A exposição «O Poder da Moda – Contra o Cancro» vai reunir no Cubo de Cristal na Marina de Cascais dez estilistas, a partir de 8 de Outubro, pelas 21:30, no âmbito da programação da «MODALISBOA/ESTORIL».

Trata-se de um projecto de sensibilização que «visa a criação de acessórios de cabeça para mulheres com cancro (em particular aquelas cujos tratamentos impliquem queda de cabelo), mas que podem ser usados por todas as mulheres», segundo o divulgado em comunicado.

As peças são da autoria de Ana Salazar, Fátima Lopes, Filipe Faísca, José António Tenente, Júlio Torcato, Katty Xiomara, Manuel Alves e J. M. Gonçalves, Nuno Baltazar, Rita Bonaparte e Storytailors.

A iniciativa é da Comissão Parlamentar de Saúde, com o alto patrocínio da Assembleia da República, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Turismo do Estoril e Marina de Cascais.
A primeira iniciativa do projecto foi um desfile de moda (a 9 de Julho), durante o qual o Alto-Comissariado da Saúde (ACS) e a Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas (CNDO) assinaram dois protocolos de colaboração: um com a Associação Moda Lisboa e outro com o Portugal Fashion.
Ambos os protocolos tiveram por finalidade assegurar a criação e comercialização dos acessórios de cabeça.


Bjos a todas

4 comentários:

Nela disse...

E pensar que tivemos alguma dificuldade em arranjar costureiros para nos cederem vestidos... faltaria as luzes da ribalta, por certo...

Se bem que não tivessem faltado!

IsaLenca disse...

E a propósito desta informação aqui vai uma notícia que complementa esta e acabou de sair na Lusa:

O Poder da Moda contra o Cancro visto por Ana Salazar e Fátima Lopes
Lisboa, 08 Out (Lusa) - O chapéu faz parte da imagem de marca de Ana Salazar. Sempre o usou e desenhou, enquanto Fátima Lopes descobriu o prazer dos acessórios de cabeça quando lhe lançaram o desafio de ajudar na luta contra o cancro.
As duas estilistas juntam esforços na luta contra o cancro através de uma contribuição que reúne outros criadores: proporcionar às mulheres vítimas de cancro uma forma de compensar a imagem do cabelo perdido durante os tratamentos.
Filipe Faísca, José António Tenente, Júlio Torcato, Katy Xiomara, Manuel Alves e J.M Gonçalves, Nuno Baltazar, Rita Bonaparte e Storytailors são outros nomes que aceitaram o desafio da comissão parlamentar de Saúde e cujas peças fazem parte da exposição "O Poder da Moda Contra o Cancro", que abre ao público sexta-feira, no âmbito da ModaLisboa/Estoril.
"Penso que a moda tem uma obrigação, como toda a sociedade civil, de ajudar esta causa", até porque "ninguém está livre" de vir a sofrer de cancro, disse à agência Lusa Fátima Lopes, confessando que nunca tinha pensado em criar estes acessórios.
"Podem ser usados por qualquer pessoa e a estas pessoas fazem muita falta. Havia uma lacuna", indica, acrescentando: "Se as pessoas se sentirem mais bonitas, sentem-se melhor".
A designer de moda está já a comercializar estes acessórios nas suas lojas e recebeu mesmo pedidos para a praia. "Os lenços são mais inestéticos. Tentei fazer algo diferente, com um pouco de glamour", contou.
"Tem sido interessante ver a procura e sobretudo são pessoas para quem dá muita vontade de trabalhar", afirmou Fátima Lopes, prometendo continuar e fazer "outros modelos".
"É incrível que ninguém tenha pensado nisto antes. Sinto-me muito feliz por poder contribuir de alguma forma", referiu.
Habituada há muitos aos chapéus e gorros, Ana Salazar tem tanto prazer em usá-los como em desenhá-los. A estilista entende a moda como a "parte exterior da personalidade do indivíduo", logo tudo "depende de como a pessoa encara a situação de perder o cabelo".
A alternativa deve por isso ser adaptada "à personalidade da mulher que passa por esse problema", defende, indicando que são várias as possibilidades de "brincar com a situação", incluindo as cabeleiras, que podem também ser mudadas todos os dias, variando a cor e o corte.
Porém, escolheu os chapéus por ser algo com que se sente confortável e ornamenta a cabeça "de forma integral".
"Para mim foi uma coisa muito boa e, se puder ajudar, melhor", declarou.
A exposição fica patente 24 horas por dia, até 14 de Outubro, no Cubo de Cristal da Marina de Cascais.

Cristina J. disse...

Faltou, na altura, perceber, da parte de alguns estilistas contactados, que mesmo sem a força do Portugal Fashion ou a Moda Lisboa a causa era a mesma.

Mas as meninas Rosa Esperança ficaram muito bem vestidinhas pelos estilistas que se disponibilizaram a estar connosco.

Bjinhos

Mimas disse...

Nem mais!

Tudo a correr bem em Santiago.

Bjs