terça-feira, 28 de julho de 2009

Mais operações ao cancro


Ministério da Saúde vai pagar incentivos aos médicos

"O coordenador nacional das doenças oncológicas, Pedro Pimentel, anunciou que vai ser criado um programa para resolver as listas de espera para cirurgia na área do cancro, em especial para os casos em que os tempos de espera ultrapassam os tempos legais.
Segundo aquele responsável, o programa passa pela "atribuição de incentivos aos médicos" e deverá arrancar já no próximo ano.
A prioridade dos casos está a ser avaliada pelas estruturas do Ministério da Saúde.

Em estudo estão dois critérios: casos mais complexos de tratar, como o cancro da cabeça e pescoço, pâncreas, estômago ou esófago, ou, em alternativa, casos em que se verifica um maior número de doentes, como sejam os cancros da mama ou da próstata.


Em cinco dos 11 hospitais que fazem 65 por cento das operações contra o cancro os tempos de espera ultrapassam o recomendado em cerca de 40 por cento dos casos. Por exemplo, o tempo de espera para uma cirurgia ao cancro da próstata atingiu os 41 dias, já o da neurocirurgia chega aos 81 dias".



Porque a familia do cancro é vasta... uma noticia interessante e que esperamos seja posta em prática rápidamente. Quer nos casos mais complexos, quer em todos os outros porque todos são urgentes e "complexos".

Bjos a todas

2 comentários:

Nela disse...

Até que enfim! Ainda bem que regressaste... Só eu é que animei isto durante a tua ausência...
E a notícia é boa. Oxalá a concretização seja rápida...

Cristina Simões disse...

Olá amiga...sabe que a uns anos atras estive em caldas da rainha.e gostei.
qualquer dia voltamos e te aviso quem sabe nos encontramos.
beijocas.