quarta-feira, 8 de julho de 2009

Como pode a moda combater o cancro

Como pode a moda combater o cancro in Jornal de Notícias
Onze criadores de moda nacional apresentam amanhã, no átrio principal de S. Bento, adereços - como lenços e chapéus - para mulheres em tratamentos de quimioterapia. A ideia do desfile partiu de um grupo de deputados.
"Esta iniciativa é dedicada a todas as mulheres que tiveram, têm ou virão a ter cancro. E não é uma acção de beneficência, mas um projecto de acção". Foi assim que Sónia Fertuzinhos - deputada do PS, a quem aos 34 anos foi diagnosticado um cancro da mama, tendo sido operada em Abril de 2007 - definiu ontem a iniciativa que visa fomentar a comercialização de adereços femininos que substituam as próteses capilares (perucas) e ajudem as mulheres doentes a melhorar a sua auto-estima.
A iniciativa reparte-se em três vertentes: o desfile que se realiza amanhã à noite, no átrio principal da Assembleia da República (AR), no qual participam 11 estilistas - Fátima Lopes, StoryTailors, Rita Bonaparte, Júlio Torcato, Filipe Faísca, Nuno Baltazar, Katty Xiomara, Ana Salazar, Manuel Alves/J. M. Gonçalves e José António Tenente - é apenas uma delas. Para além dos manequins, juntaram-se à iniciativa 11 figuras públicas - como Beatriz Batarda, Sofia Aparício, Catarina Wallenstein e Lúcia Moniz, entre outras, disse Eduarda Abondanza na sessão de apresentação. E estarão também três mulheres que se submeteram a quimioterapia. Uma delas disse a Fertuzinhos que iria levar amanhã colocado o seu lenço, como símbolo da força que encontrou naquele acessório. Essa foi a ideia que levou à criação pela AR de um lenço em tons de rosa-choque e lilás, em algodão - os primeiros 500 serão vendidos amanhã e os restantes na Livraria Parlamentar. Quem comprar o lenço verá que leva também um folheto com seis maneiras diferentes de o colocar na cabeça. A terceira vertente consiste na assinatura do protocolo entre a Associação Moda Lisboa, o Portugal Fashion, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Alto Comissariado para a Saúde, para a criação e fabrico dos acessórios. Enviados mais de mil convites - a empresários têxteis, serviços de oncologia do país e às ONG ligadas à causa -, Teresa Xardoné, da AR, disse que haverá dois espaços laterais para quem não tendo convite queira assistir à iniciativa dos oito deputados da Comissão de Saúde, que estarão presentes.
(Retirado do SuperGlamorosas)

4 comentários:

Maria de Lourdes disse...

Ainda bem
Pois irá ajudar muitas mulheres a encarar um pouco melhor a queda de cabelo, ter algo que nos ajude a mostrar uma época menos boa das nossas vidas.
A peruca também usei, mas sentia-me melhor quando em casa usava só o lenço,
Haver agradáveis alternativas, irá ajudar quem precise usá-las, e assim também as pessoas deixarão de olhar e fazer cara (triste) ou fazer um áhhhhhh!!!!!!!!!!
beijinhos

Alda disse...

Boas iniciativas são sempre de louvar, e todas as ajudas são poucas! Obrigado a todos que são solidários e ajudam estas causas.

Anónimo disse...

Boa tarde
É de facto muito louvável mas temos que ser práticos e com urgência.
Já estou farta de procurar sites de lenços para este efeito e só encontro o da "Minabel". Tem lenços não muito bonitos, confesso que estava a pensar numa coisa mais alegre e mais jovem. Só não compro numa loja qq porque não sei qual o efeito dos tecidos na pele sensível, depois da quimio. Será possível indicar-me algumas lojas por favor? Tenho uma amiga que está a ficar sem o cabelo, aos bocados, ainda não quis rapar. Hoje ela e, quem sabe, amanha eu... Preciso de uma resposta urgente por favor!!
Desde já obrigada
Luisa Nazareth

Wyrandê Maria disse...

Eu gostaria de saber se aquí só se trata sobre linfedema de membros superiores?E quais os cuidados q devemos ter sobre os membros inferiores?
E pq aquí não tem nada sobre esse tipo de linfedema?
Wyrandê
Mãe de uma linda menina de sete anos q tem linfedema nas pernas,e q gostaria de saber o máximo possível sobre o caso.
Muito obrigada

E acetem o meu abraço!!!!