quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Viana do Castelo na prevenção do Cancro da Mama



A Câmara Municipal de Viana do Castelo associa-se ao mês dedicado à prevenção do Cancro da Mama e, a partir do próximo fim-de-semana, promove um conjunto de iniciativas que visam sensibilizar a população feminina para esta temática. Do programa de actividades elaborado pelo Gabinete Cidade Saudável, Biblioteca Municipal, Rotary Club de Viana, Liga dos Amigos do Hospital e Escola Superior de Saúde, constam exposições, debates, acções de sensibilização e um jantar de beneficência.

O evento “Viana do Castelo na prevenção do Cancro da Mama” decorre entre 24 e 30 de Outubro e tem início com a abertura, no próximo sábado na Biblioteca Municipal, de uma exposição alusiva à prevenção do cancro da mama, seguida de um painel sobre “o Cancro da Mama: da intervenção dos profissionais de saúde às vivências pessoais” com a presença de Victor Veloso, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, de Rui Gomes, Coordenador do Grupo de Patologia da Mama e de vários testemunhos sobre o cancro da mama.

À noite, pelas 21h30, na Sociedade de Instrução e Recreio Darquense, o Projecto Mulheres e o Cancro da Mama apresenta “Rosa, Esperança”, produzido pela oficina de artistas ”Quem Não Tem Cão” e que conta com a participação especial (voz off) de Simone de Oliveira.

O dia 25, domingo, tem início com a Caminhada Contra o Cancro da Mama, com partida às 10h00 da Pousada da Juventude e chegada ao Pavilhão da AIMinho para uma welcome Drink no âmbito do Festival das Sopas, que está a ser organizado pela Câmara Municipal em parceria com entidades privadas no âmbito da Semana da Alimentação Saudável .
Entre os dias 26 e 30 de Outubro, na Biblioteca Municipal e nas escolas da cidade, decorrem acções de sensibilização para a prevenção do cancro da mama aberto à população e comunidade escolar. No dia 30 de Outubro, pelas 18h00, é apresentado o livro “Comunicação de más notícias e gestão do luto” de Maria Aurora Gonçalves Pereira e, no Restaurante Camelo, decorre a partir das 20h00, um jantar de beneficência.

O mês da Luta Contra o Cancro da Mama é uma campanha internacional anual, organizada pelas maiores associações de luta contra o cancro da mama que visa aumentar a informação e consciência da doença, angariar fundos para pesquisa, prevenção e cura. Em Portugal, o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, dia 30 de Outubro, foi criado na sequência de uma Petição subscrita e entregue na Assembleia da República pela Socosmet (representante das Companhias Estée Lauder em Portugal), pelo Movimento Vencer e Viver e por cerca de 8000 cidadãos.


...
Clicando na foto podem ver a programação completa.

Bjinhos a todas

2 comentários:

Mimas disse...

Boa viagem e tudo a correr bem em Viana!

Bjs

IsaLenca disse...

Vamos provocar uma onda Rosa?
Bjs