sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Batom... sim ou não?



Batom com chumbo provoca cancro?

Um especialista desmistifica esta dúvida
A informação que circula na Internet de que algumas marcas de batom contêm chumbo, uma substância que supostamente lhes confere um maior poder de fixação, mas que aumenta o risco de cancro, merece algum tipo de credibilidade?


António Hipólito Aguiar, farmacêutico e docente universitário, desmistifica o alegado alerta de saúde:

-
O mito
A mensagem original, alegadamente sustentada pela médica biomolecular Elizabeth Ayoub e que circula livremente na internet, incita todas as mulheres a divulgarem a informação de que grandes marcas de cosméticos incluem chumbo na composição dos batons (discriminando quais) e que o mesmo causa cancro.

Alerta ainda para o seguinte:

«Quanto maior o conteúdo de chumbo, maior o risco de causar cancro. Fique atenta aos batons que supostamente têm uma fixação maior. Se o seu batom fixa mais, é devido ao alto nível de chumbo».

Eis um teste que você pode fazer:

1. Ponha algum batom na sua mão
2. Com um anel de ouro esfregue sobre este batom
3. Se a cor do batom mudar para preto, então sabe que ele contém chumbo.



- A verdade
Basicamente, trata-se de mensagem falsa e alarmista que, de acordo com Hipólito Aguiar, contém várias as imprecisões que importa esclarecer:

1. «O chumbo é um metal pesado mas nenhum estudo conclusivo o aponta como causa de cancro. É um poluente acumulável, cuja excessiva exposição pode causar anemia, doenças renais, saturnismo (intoxicação por chumbo), mas não cancro.»

2. «O chumbo chegou a ser usado na composição de cosméticos, mas, actualmente, o seu uso é extremamente restrito. O acetato de chumbo é ainda usado em tinturas para cabelo, mas em quantidades permitidas por lei (0-20 partes por milhão-ppm).»

3. «Não é o chumbo que confere maior poder de fixação ao batom. Para um batom ter maior pode de fixação, deve ter na sua constituição um filme fixante de etilcelulose, óleos essenciais e etanol (o efeito é devido ao derivado de celulose).»

4. «O teste sugerido não funciona para a afirmação do boato, pois o ouro (existente no anel) não reage com chumbo. Portanto, mesmo que houvesse chumbo na composição do batom, não ocorreria qualquer alteração de coloração.»

5. «A médica Elizabeth Ayoub afirma que nada tem a ver com a suposta descoberta. Diz ela: (...) Não sei porquê ou como isto foi divulgado. Jamais escrevi tal artigo... ajudem-me neste desmentido.»



...

Quem não gosta de colocar uma corzinha nos lábios? Nem que seja apenas pontualmente... e mais ainda se se atravessa uma fase em que a imagem mexe com a auto-estima.

Para quem possa ter dúvidas com o uso do batom (todos os cuidados são poucos), esta noticia é esclarecedora. E para que os receios não sejam factor para não estar com uns lábios bem realçados - e consequentemente um rosto mais alegre - seja com uma côr mais viva ou não... até porque, com o fim do verão não deve haver espaço para não continuar bonita!

E como tantas vezes este gesto é o bastante para levantar o astral... o rosto fica logo diferente. E se alguma está em tratamentos porque não experimentar na próxima saida, se não for um hábito, e surpreender? Porque não?!

Bjos a todas

5 comentários:

Nela disse...

Pintar a beiça é fundamental!
Hidratar, tratar e colorir. Em seguida, juntar os beiços e fazer shuac com ruído... Está feito!

Lindas e sedutoras

Anónimo disse...

Pertinente a chamada de atenção sobre o uso ou não de batom uma vez que "algumas marcas", causam cancro e que eu já conhecia em panfletos distribuídos por aí...Pois claro que alguém com uma imaginação muito (pouco) fértil se lembrou de andar a inventar e divulgar, sabe-se lá porquê...mas é muito fácil de perceber...Pessoalmente devo dizer que uso batom das melhores marcas (falsa modéstia), mas é um facto, Yves S. Laurent, Chanel e Dior por sinal as marcas que enumeram e que uso diáriamente (gloss muito claros)e embora céptica, pelo sim pelo não, fiz o teste do anel e... deu negativo, óbviamente.
Portanto usem e abusem de batom, porque fica lindamente e nós mulheres não podemos deixar descurar nada, nada.
Beijs. para todas e boa digressão (2ª parte).
Armanda (tia da CINDA - a quem eu amo muito)

IsaLenca disse...

Pois é...há imensos mitos e falsidades a circular na net. E é sempre importante desmistificar estas falsidades.
Para quem goste (pessoalmente nunca ponho- só quando tenho cieiro e não dura nem 5 minutos pois começo logo a "come-lo") dá realmente outro ar, cheio de estilo!

Lina Querubim disse...

Oláaaaaaaaaa
eu tb adoro pintar as beiças :p
Beijinhos com baton ;)

Deby disse...

Deby
Também não sei ficar sem um baton e estava mesmo preocupada com os dizeres sobre ele e achei esta página muito interessante.Li tudo o respeito e vou continuar a usar meus maravihosos batons
Beijos as mulheradas que gostam de si mesmas