segunda-feira, 22 de junho de 2009

Foi Magia...

E no dia 21, em Fátima, mesmo antes das 10h, hora marcada para o encontro, já se faziam chegar algumas mulheres vestidas de rosa e branco.
Acompanhadas de familiares ou amigos/as, aos poucos fomo-nos reunindo junto á Capelinha. Num grande alvoroço, as conhecidas, mais comedidas e envergonhadas as que se nos apresentaram pela primeira vez... mas em cada rosto uma semelhança: o sorriso que se mostrava antes mesmo de se dizer o nome e dar um abraço com sabor a "estamos aqui".

A conversa fluía desde o primeiro momento, as mãos tocavam-se várias vezes e o olhar, amiúde, ficava humedecido da surpresa e alegria. A magia dos afectos ia acontecendo logo ali, para se estender dia fora.
Muitas pessoas vieram pedir o cartão que tínhamos na mão... aquele grupo efusivo e todo ele em branco e rosa ia despertando a curiosidade dos peregrinos em geral. A hora da missa chegada, e um grande grupo dirigiu-se para mais perto da homilia, enquanto algumas pessoas se dirigiram logo para o local do pic.nic, a "Pia do Urso", um parque natural que se revelou de uma beleza extraordinária.

O calor, nos seus 39º, já se tornava insuportável mas nem esse factor impediu que a missa fosse seguida até ao fim pelas resistentes, enquanto outro grupo igualmente grande se instalava ás sombras de parque de merendas.
A disposição das mesas impediu a partilha facilitada dos petiscos, mas mesmo assim, o corropio para a mesa dos vizinhos era enorme e motivo de risadas e comunhão, bem como a galhofa e conversa cruzada, muitas vezes quase imperceptível naquela grande e saudável barafunda.

Era um espaço que albergava, arrisco dizer, cerca de cem pessoas ou mais... e não sendo grande o suficiente para estarmos todos instalados em mesas, foi suficiente para nos acolher e proporcionar momentos divertidos, de convívio, de partilha de experiências e de amizades.


Deixámos que o cansaço da manhã e a fomeca esmorecessem e as meninas "Movimento Rosa Esperança" iniciaram uma segunda aproximação ás mulheres presentes. Era necessário saber mais de cada uma, agradecer a presença falar do Movimento que as tinha desafiado a comparecer aquele encontro.
Entregámos um postal, pedimos e demos contactos, ouvimos experiências e percursos pessoais, falámos de nós e do que gostaríamos de ser enquanto "Movimento Rosa Esperança", falámos de nós, de coisas sérias, de coisas divertidas, rimos e dividimos momentos.
O calor não abrandava, mesmo á sombra... e o cansaço já obrigava algumas pessoas, as que tinham vindo de mais longe, a rumarem de volta a casa. E sempre que alguém se despedia a nostalgia de perceber que a tarde ia acabar. Apenas a vontade de um novo encontro, comum a todos os presentes, superava este sentimento.
E porque foi o primeiro, e porque a tudo o que é "primeiro" está sempre inerente alguma inexperiência, sentimos que muito poderia ter sido diferente... e também aqui, a alegria de ter recebido amigas e de ter conhecido tantas mulheres supera esse sentimento e faz-nos desejar que o próximo encontro seja ainda melhor .

Estivemos no parque, até ás 21h, mais ou menos. E despedimo-nos da brisa fresca (finalmente um ar fresco!) com alguma resistência.
Só as abelhas, ou vespas, ou que quer que fossem aqueles aviões irritantes de volta de nós, não nos deixaram saudades.

A todas as pessoas presentes neste nosso encontro: ás que estiveram apenas no Santuário, ás nos acompanharam no pic-nic e ás presentes o dia todo um agradecimento sem fim.
E a todas as mulheres que sabemos estar connosco, mas que não puderam marcar presença física, um obrigado igualmente infinito.


A nossa casa é vossa, queremos crescer e chegar a muitas mais mulheres.
E é o que faremos, também com a vossa ajuda, devagar, confiantes das nossas intenções e sempre concentradas no objectivo principal: dar-vos momentos de Alegria; Esperança; Glamour e tudo o que seja a magia de ser Mulher... sempre.


P.S.- Faltam as fotos, eu sei. Peço só mais um dia ou dois... só até ter tempo de organizar os milhares que vou recebendo, ok?


Bjinhos a todas

15 comentários:

Maguie Barreira disse...

AMEI... ADOREI... CONHECER-VOS PENA O TEMPO TER SIDO TÃO POUCO MAS MESMO ASSIM VALEU A PENA, SAI DE LÁ COM AS LAGRIMAS ESCORRENDO MAS DE UMA FELICIDADE ENORME
OBRIGADO A TODAS PELO CARINHO, NUNCA MAIS VOU ESQUECER AQUELE DIA...

BEIJINHOS

Lina Querubim disse...

Querida Maguie
vais ficar viciada ihhihihhihi porque vamos a um e queremos sempre muitos mais :))) qq dia estão a arranjar outro ;) e desta vez vais estar melhor e prontissíma!"
Beijokas e bem vinda!!!
Gostei muito de te conhecer, obrigado por teres ido ao pic-nic para nos vermos ;)))

Carla disse...

Não consegui ir ao pic-nic... espero no próximo ter a coragem para ir.

lucinda maria disse...

Este foi o 1º de muitos Encontros.
Tenho a certeza que Rosa Esperança neste dia ficou com muito mais força e que foi a mostra evidente de que a divulgação vai ser muita e grande.
Obrigada a todas/todos quantos estiveram na nossa companhia e nos transmitiram a sua energia e nos deram ainda mais força, para que este Movimento Rosa Esperança, seja a representação sincera e simples, de todas as mulheres que vivem aa angústias deste inimigo invisível, mas poderoso.
Um beijo bem do fundo do coração, a todos quantos tiveram a coragem de se dar a conhecer neste dia inesquecível.

IsaLenca disse...

E tal como eu, feita vespita que anda a esvoaçar sem ferrar à vossa volta. Se picar serão picadinhas de amizade pois muito admiro todas estas mulheres coragem que muito me ensinam e demonstram que a Vida é bonita e que não devemos complicar as coisas. Há que aproveitar os bons momentos e este foi o 1º de muitos mais que se irão seguir...Parabéns ao ainda bebé Movimento Rosa Esperança que vai continuar a crescer forte e saudável com muitos mimos de todas nós!

carla disse...

Estive com vocês na missa e mais tarde no pic-nic...adorei,estava tudo muito bom,a companhia era optima e por isso mesmo que alguma coisa não estivesse a 100% não havia mal nenhum,não era o mais importante.
O vosso movimento é forte e vai continuar a trabalhar para fazer mais e melhor....
A todas dou os parabens por tudo o que têm feito até aqui.
Até breve.

Mimas disse...

Ainda bem que tudo correu bem, só podia, os ingredientes necessários já por aqui andam há muito tempo.

Felicidades para o Movimento RE que esta seja a primeira de muitas outras boas iniciativas e que vá arrastando cada vez mais gente com ele.

Bjs

carla ervilha disse...

Adorei o texto... Obrigada pelo carinho desta reportagem minuciosa que me fez reviver um dia tão bonito :) Por mim, não poderia ter corrido melhor. A Cristininha de bloco na mão a anotar os contactos de toda a gente, a Cris Vic e a Manuela à espera de todos, até ao último, para indicarem onde era o piquenique, as amigas que revi e as que fiquei a conhecer... tudo, tudo maravilhoso! Senti falta de alguns amigos, mas numa próxima estaremos todos. Assim o espero :)) A presença do Norte foi forte, forte, forte! Mulheres de armas a quem uns kms a mais não impediram nada :) E com a eléctrica da Miss Ovar a tratar que se ouvisse falar no Movimento em todo o recinto do santuário, a nossa querida Cindinha a quem a Nelinha queria ligar a Nespresso, ihihih! Rever a Laurinha e o marido, a Carmen (e conhecer a filha e o neto lindos), as manas Paula e Carla, as amigas de Beja, a Natty e família, conhecer a Maggie, mesmo que de raspão, ver o cabelinho da nossa Lily a crescer, ouvir a Aldinha falar de Reikki e comer o seu maravilhoso bolo de nozes com maçã, rebolar de riso com a história do 'casamento' da Cacildinha, matar saudades da Isalenca, rever a Niska e os seus olhos lindos, ficar até ao final da tarde com uma dúzia de malucas a prosseguirem a festa, falar um pouquinho mais (finalmente) com a Maria de Lurdes, ver a Gigi tão bonita sempre com o seu maridão sorridente, ver a azáfama dos fotógrafos Tozinho e Paulo e de mais umas dezenas de máquinas (viciados, ihihih!), rever os amigos riomaiorenses da peça, conhecer as Fernandas, a Rosa, a Lúcia, as flhas e filhos dos amigos, que não querem perder a festa, e mais algumas amigas tão queridas e de olhos brilhantes... poderia estar aqui a escrever sem parar :) Foi maravilhoso. Obrigada a todos por um dia inesquecível. Adoro-bos... como diria a nossa Aidinha.

tó vieira disse...

querida carlinha, nunca poderás ter uma conta no twitter. hihihihihi

CrisVIC disse...

Eu cá, tenho conta no Millenium.

Natty disse...

OBRIGADA... OBRIGADA ... OBRIGADA ao MOVRE, a todos que se empenharam com esta CAUSA e com este ENCONTRO, foi LINDO... Adorei conhecer a Isalenca, Linda, Simples como eu gosto, a Carmen uma Miùda Gira, a Carla Grileiro, uma Espanhola Modelita, a Lúcia, uma Bonita Miúda uma Simpatia em pessoa com a sua Amiga não menos Simpática e uma Beleza Exótica, e a Paxam, LINDA, uma Mulherona assim ao meu estilo!!! LIIIIIIINDA PAXAM UM AMOR de piquena. Tudo... tudo... foi tudo FANTÁSTICO... MARAVILHOSO... ÚNICO... mais palavras para quê?
Agora têm que combinar uma corrida para os mais leves... uma caminhada para os mais pesados, estão nessa? eu alinho com pataniscas, carapaus, rojões e bolo de ananás... hihihihih.
XI-CORAÇÃO cheio de AMIZADE e AMOR para todos.
Natty

Alda disse...

Foi magia mesmo... e o texto está muito bem escrito!
beijinhos a todas

Carla Grileiro disse...

Bem meninas,depois de um texto deste...
Depois de todos estes comentarios...
Fiquei sem palavras,
só me resta agradecer os momentos que nos proporcianaram e agradecer por terem entrar pela minha vida,
já o disse e torno a dizer,
com a vossa presença na minha vida,
ela ganhou outro animo.
Obrigado a todas por existirem,adoro-vos do coração

carla ervilha disse...

Ihihihih, Tozinho! É verdade! :)

May Alek disse...

Adorei o texto! Muito bem escrito, com detalhes, assim pude mais uma vez "participar" deste Encontro. E serão muitos!
Beijinhos a todas.