quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Associação "Delinear Desafios" leva Rosa Esperança a Guimarães

No próximo sábado, dia 31 de Outubro pelas 21.30h "Rosa Esperança" apresenta-se em Guimarães, a convite da "Associação Delinear Desafios" a propósito do programa do Simpósio «Cancro da Mama - a sua dimensão», promovido por aquela associação.

A peça será apresentada no Auditório da Universidade do Minho em Guimarães
Preço 7.50€

A Não perder!!!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Onda Rosa




Dia 30 de Outubro todos nós devemos vestir uma peça cor-de-rosa para alertar as pessoas para a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama.

O dia 30 é o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama
e o Dia 31 Outubro é o Dia Internacional do Cancro da Mama.

As possibilidades de cura de um cancro da mama "são superiores a 90 por cento" desde que a detecção seja precoce e o tratamento eficiente.
Em Portugal o rastreio só começou em 1990, na região Centro, estendendo-se muito tempo depois para o Norte, enquanto que no Sul ainda quase não avançou.

É preciso continuar a chamar a atenção, sobretudo dos nossos políticos para que o rastreio e tratamento sejam uma prioridade em todos os cantos do país.

Vamos aderir e dar um toque Rosa á nossa imagem no dia 30, todos nós, porque esta realidade não é particular. É de todos!
Bjos

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Viana do Castelo na prevenção do Cancro da Mama



A Câmara Municipal de Viana do Castelo associa-se ao mês dedicado à prevenção do Cancro da Mama e, a partir do próximo fim-de-semana, promove um conjunto de iniciativas que visam sensibilizar a população feminina para esta temática. Do programa de actividades elaborado pelo Gabinete Cidade Saudável, Biblioteca Municipal, Rotary Club de Viana, Liga dos Amigos do Hospital e Escola Superior de Saúde, constam exposições, debates, acções de sensibilização e um jantar de beneficência.

O evento “Viana do Castelo na prevenção do Cancro da Mama” decorre entre 24 e 30 de Outubro e tem início com a abertura, no próximo sábado na Biblioteca Municipal, de uma exposição alusiva à prevenção do cancro da mama, seguida de um painel sobre “o Cancro da Mama: da intervenção dos profissionais de saúde às vivências pessoais” com a presença de Victor Veloso, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, de Rui Gomes, Coordenador do Grupo de Patologia da Mama e de vários testemunhos sobre o cancro da mama.

À noite, pelas 21h30, na Sociedade de Instrução e Recreio Darquense, o Projecto Mulheres e o Cancro da Mama apresenta “Rosa, Esperança”, produzido pela oficina de artistas ”Quem Não Tem Cão” e que conta com a participação especial (voz off) de Simone de Oliveira.

O dia 25, domingo, tem início com a Caminhada Contra o Cancro da Mama, com partida às 10h00 da Pousada da Juventude e chegada ao Pavilhão da AIMinho para uma welcome Drink no âmbito do Festival das Sopas, que está a ser organizado pela Câmara Municipal em parceria com entidades privadas no âmbito da Semana da Alimentação Saudável .
Entre os dias 26 e 30 de Outubro, na Biblioteca Municipal e nas escolas da cidade, decorrem acções de sensibilização para a prevenção do cancro da mama aberto à população e comunidade escolar. No dia 30 de Outubro, pelas 18h00, é apresentado o livro “Comunicação de más notícias e gestão do luto” de Maria Aurora Gonçalves Pereira e, no Restaurante Camelo, decorre a partir das 20h00, um jantar de beneficência.

O mês da Luta Contra o Cancro da Mama é uma campanha internacional anual, organizada pelas maiores associações de luta contra o cancro da mama que visa aumentar a informação e consciência da doença, angariar fundos para pesquisa, prevenção e cura. Em Portugal, o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, dia 30 de Outubro, foi criado na sequência de uma Petição subscrita e entregue na Assembleia da República pela Socosmet (representante das Companhias Estée Lauder em Portugal), pelo Movimento Vencer e Viver e por cerca de 8000 cidadãos.


...
Clicando na foto podem ver a programação completa.

Bjinhos a todas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Liga Portuguesa Contra o Cancro promove peditório nacional



A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai promover, nos dias 31 de Outubro e 1, 2 e 3 de Novembro um novo peditório nacional, única fonte de financiamento que ajudará quem vive com esta doença, noticia o site Tribuna Médica Press.

É com este peditório, com dádivas particulares e financiamento empresarial, que a Liga procura cumprir os seus objectivos nas diversas áreas de actividade, tais como investigação científica, rastreio do cancro da mama e cancro da pele, cuidados paliativos, apoio ao doente oncológico, assistência domiciliária, formação de profissionais de saúde e promoção da educação para a saúde.

O peditório decorre em diversas áreas geográficas, estando a sua organização a cargo dos respectivos Núcleos Regionais da LPCC (Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira). Os voluntários estarão em locais distintos, tais como centros comerciais, igrejas, cemitérios, supermercados e ruas de comércio tradicional.

Também poderá contribuir para esta causa através do NIB: 0007 0044 00005120006 74

...

Nunca é demais a nossa ajuda.
Para esta causa, todas as ajudas são poucas, tendo em conta o progressivo aumento de pessoas com cancro, todos os anos, e a resistência aos fármacos que o "bicho" vai desenvolvendo requer uma constante investigação cientifica.
Uma moeda, outra moeda e mais outra... são muitas moedas e uma maior oportunidade de chegar mais longe na ajuda de quem precisa.

Basta uma moeda...

Bjos

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"O Poder da Moda - contra o cancro" em Cascais


A exposição «O Poder da Moda – Contra o Cancro» vai reunir no Cubo de Cristal na Marina de Cascais dez estilistas, a partir de 8 de Outubro, pelas 21:30, no âmbito da programação da «MODALISBOA/ESTORIL».

Trata-se de um projecto de sensibilização que «visa a criação de acessórios de cabeça para mulheres com cancro (em particular aquelas cujos tratamentos impliquem queda de cabelo), mas que podem ser usados por todas as mulheres», segundo o divulgado em comunicado.

As peças são da autoria de Ana Salazar, Fátima Lopes, Filipe Faísca, José António Tenente, Júlio Torcato, Katty Xiomara, Manuel Alves e J. M. Gonçalves, Nuno Baltazar, Rita Bonaparte e Storytailors.

A iniciativa é da Comissão Parlamentar de Saúde, com o alto patrocínio da Assembleia da República, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Turismo do Estoril e Marina de Cascais.
A primeira iniciativa do projecto foi um desfile de moda (a 9 de Julho), durante o qual o Alto-Comissariado da Saúde (ACS) e a Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas (CNDO) assinaram dois protocolos de colaboração: um com a Associação Moda Lisboa e outro com o Portugal Fashion.
Ambos os protocolos tiveram por finalidade assegurar a criação e comercialização dos acessórios de cabeça.


Bjos a todas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nobel da Medicina 2009

O prémio Nobel da Medicina de 2009 premiou a descoberta e identificação da "telomerase", uma enzima que renova um revestimento na extremidade do cromossoma cujo desgaste natural pode conduzir ao envelhecimento ou ao cancro.

Elizabeth Blackburn, Jack Szostak e Carol Greider ganharam o prémio equivalente a 1,42 milhão de dólares pelos seus trabalhos sobre os tolemeros e a enzima telomerase.

"As descobertas (...) deram nova dimensão ao nosso entendimento da célula, trouxeram luz aos mecanismos de doenças e estimularam o desenvolvimento de potenciais novas terapias", disse o Instituto Karolinska da Suécia.

A enzima tornou-se objecto da investigação de pesquisa da Indústria Farmacêutica, particularmente para o combate ao cancro, por se acreditar que ela desempenha um papel importante no crescimento descontrolado de tumores.

"Tem uma ampla implicação médica para o cancro, para algumas doenças hereditárias e para o envelhecimento", disse o instituto.

Carol Greider afirmou que o prémio atribuído representa o reconhecimento do valor das descobertas que foram obtidas por pura curiosidade. "Não tínhamos ideia quando começámos que este trabalho estaria envolvido com o cancro, mas havia simplesmente uma curiosidade de como os cromossomas se mantinham intactos", afirmou através de comunicado.
Células copiam o seu material genético quando se duplicam
"O trabalho dos três premiados tem a ver com uma parte específica do processo através do qual as células duplicam o material genético", explicou à agência Lusa o geneticista Cláudio Sunkel, director do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto.
A nível celular, o material genético está contido nos cromossomas, que são moléculas lineares compridas, a cujas pontas se chama telómeros.
"Nos anos 50 descobriu-se qual a composição do material genético e como é que ele se duplicava mas, logo a seguir, chegou-se a um problema complicado de resolver: Como é que a ponta destas moléculas é produzida e como é copiada durante o processo de duplicação", contou.
Elizabeth Blackburn contribuiu para a resposta a esta questão quando descobriu qual era a estrutura destes telomeros e que, quando a célula se divide, o telomero encurta, mas volta a crescer.
Por seu lado, Carol Greider, aluna de doutoramento de Blackburn, descobriu a enzima que faz com que o telómero cresça: a enzima telomerica.
Elizabeth Blackburn e Jack Szostak, o terceiro laureado, "demonstraram então que este processo de crescimento não era específico da célula que Carol Greider estava a estudar, mas que também acontecia nas células humanas".
"Em conjunto, o que eles descobriram é como as portas do cromossoma se protegem e se mantêm constantes ao longo do tempo", acrescentou Sunkel.


O investigador esclareceu que apenas as células estaminais, a partir das quais são produzidas todas as outras, e as células tumorais têm telomeragem activa, mantendo-se sempre vivas.
"Mas isso não lhes permite manterem-se sempre jovens: elas continuam a envelhecer cada vez mais, acumulando os problemas que sucedem normalmente na vida da célula, só que em vez de desaparecerem mantêm-se vivas", disse, frisando que "esta é uma característica das células tumorais".

As outras, que são a maioria das células do organismo, de cada vez que se duplicam "perdem um pedacinho dos telomeros".
"Após um certo número de vezes de duplicação, o telomero desaparece e esta célula entra em morte celular", acrescentou, realçando que, desta forma, o telomero "funciona um pouco como um relógio para marcar quantas vezes a célula sobreviveu" e quando está na hora de desaparecer.
Isto é muito importante, segundo Sunkel, porque há células, como por exemplo as da pele e as do estômago, que "sofrem muitas agressões e não convém que vivam muito tempo".
"Caso contrário, podem transformar-se numa célula tumoral, o que o organismo não quer", frisou.

Para este responsável, o Nobel atribuído vem reconhecer a necessidade de aprofundar a investigação na área da biologia.

"É essencial que os governos percebam que a biologia é fundamental e que é preciso investir para conhecer melhor. Se não se investir nestas áreas, elas vão evoluir muito mais devagar", considerou, salientando que "a biologia está a influenciar a medicina quase todos os dias".